quarta-feira, 21 de setembro de 2011
Em leitura do "Sermão do mandato", como Vieira nos coloca as quatro ignorâcias do amante, que diminuem a perfeição e merecimento do seu amor? Por que Cristo ignorâncias se transformam em ciências?

E quanto a vocês, como seres humanos amantes da vida,do outro e de ai mesmo, já foram atingidos por alguma dessas ignorâncias que desandam o amor? Qual?
                                                                                                           Mariucha de Burgos

1 comentários:

Luau Crítico disse...

No “sermão do mandato”, o Padre António Vieira mostra que quatro formas de ignorâncias podem ser cometidas por um amante, causando a imperfeição e a redução no merecimento do seu amor. A primeira ignorância de um amante é não conhecer a si mesmo, quando isso nos acontece não conseguimos reconhecer os próprios erros e sempre colocamos a culpa no outro, e de alguma forma, sempre ficamos insatisfeitos.
A segunda ignorância de um amante é não conhecer a quem se ama, isso nos faz criar expectativas em cima da pessoa amada, acabamos por nos iludir e sempre enxergar qualidades que a outra pessoa não possui, querendo que ela seja perfeita e responda a tudo que planejamos.
A terceira ignorância de um amante é não conhecer o amor, esse sentimento é capaz de unir e trazer muitas coisas boas para os amantes e o desconhecimento dele por parte de qualquer uma das partes traz a infelicidade e incerteza para o casal.
A quarta ignorância de um amante é não saber a hora de parar, mesmo amando. Às vezes, é necessário o desapego das coisas que amamos e quando o assunto é a pessoa amada, fica difícil desapegar tão fácil, acabamos por amar de forma excessiva a nossa outra metade e se separar dela não é uma decisão das mais fáceis.

Postar um comentário

 
;